Clube de Vinhos – Uma nova Alternativa?

Tenho escrito há algum tempo que lojistas, produtores e importadores têm cada vez procurado mais alternativas para chegar diretamente ao consumidor oferecendo produtos ou serviços visando fidelizar seu público, mas principalmente encontrar uma maneira de driblar a concorrência. Vendas por telefone, uso de malas diretas ou e-commerce tem sido os meios mais comuns, mas os clubes de vinhos que eram raros até 2, 3 anos atrás tem ganhado muita força.
Um levantamento rápido me deu uma dimensão de cerca de 30 clubes atuando hoje em dia, mas com certeza esse número deve ser maior tendo em vista que não acompanhamos tão de perto as ações mais regionais, nem tampouco os miniclubes de lojas especializadas pelo país.
A primeira vez que ouvi esse termo, logo me veio à cabeça uma ferramenta de marketing do final dos anos 70, e com força nos anos 80: o Clube do Livro. Em casa nós tínhamos essa assinatura, meu pai adorava ler e essa era uma alternativa bacana para receber clássicos a preços bem interessantes. Quando ouvi sobre o clube de vinhos a ideia era exatamente a mesma e quem me apresentava era o mais antigo em atividade: Sociedade da Mesa, na época era uma iniciativa brasileira idealizada por um único empreendedor, atualmente a empresa está associada a uma empresa de fora que é corresponsável nas escolhas. Grosso modo, com algumas variações, os clubes funcionam da mesma forma, a maioria não cobra assinatura e tem em médias três escolhas diferentes, por tipo ou por categoria. O associado escolhe o kit que melhor lhe convier, paga e recebe. É uma evolução, pois durante um tempo os clubes buscavam vinhos encalhados, ou em final de linha nas importadoras, negociavam um bom preço e ofereciam aos associados a vantagem de pagar mais barato. Hoje, pelo que pude perceber, todos buscam oferecer achados, bons produtos, com toques de novidade ou beneficio, de bom paladar e agradáveis.
Todos tem uma equipe especializada, com sommeliers de bom a alto nível e normalmente oferecem uma literatura complementar, enviando uma revista física ou virtual.

Mas qual seria a grande vantagem de compra através de um clube de vinhos?
Fui buscar que diferenciais existem entre eles. Selecionei alguns que mais chamaram minha atenção:
Sociedade da Mesa hoje oferece uma seleção mensal (vinhos básicos), grandes vinhos e obras primas, que se diferenciam por vinhos de qualidade crescente. (sociedadedamesa.com.br)
Winelands propõe um kit com os vários tipos (branco, tinto, rosé...)de uma mesma região. De certa forma costumam trazer uma boa experiência. (winelands.com.br)
Vinitude tem um cuidado especial, também compram direto do produtor (importação direta) e garantem a devolução em 100% se o associado não ficar satisfeito com o que recebeu.  (clubedosvinhos.com.br)
Vinogourmet, como o nome indica tem um apelo mais gastronômico, propondo degustações horizontais, por pais, harmonizações e até kits com azeites. (clubevinogourmet.com.br)
Já o clube Dionisio, que chegou ao Brasil por argentinos, hoje é dirigido pela grupo que tem a Art dês Caves (Adegas) encabeçando, tem um diferencial interessante eles entregam dois vinhos pelo clube e oferecem ao associado descontos em varias outras atividades do grupo, como cursos, vinhos, jantares harmonizados e até viagens. (dionisoclube.com.br)
Clube W, do site wine.com garante seus kits com 25% desconto em relação aos preços de mercado, além disso, os associados têm 15% em qualquer compra no site. (www.wine.com.br/clubew)
Club Adega é um dos mais novos e é surpreendente. O clube pertence à família da revista Adega, uma das mais respeitadas quando o assunto é vinho. Seu diferencial é justamente esse. A revista jamais permitiu degustadores que estivessem ligados comercialmente ao vinho, assim garantia independência em sua análise e são esses vinhos que são escolhidos, sempre 3 por mês, para serem enviados aos associados. (www.clubeadega.com.br)
Sonoma Concierge, esse é que alcançou o maior diferencial. Eles oferecem um clube personalizado, cada membro recebe uma experiência individual, por isso há uma espera no contato. Ao se cadastrar um especialista te procura e traça seu perfil. Ao longo do tempo ele vai fazer duas escolhas e te confirma se as quer. (sonoma.com.br/concierge/)


Postar um comentário

0 Comentários