Exibições e Feiras 2016


O mês de abril inaugura com intensidade as feiras e exibições de vinho pelo Brasil e mundo.  Semana passada tivemos em São Paulo o evento dos vinhos italianos dos produtores presentes no proeminente guia italiano Gambero Rosso , chamado de Gambero Rosso Road Show o evento  passeia por diversos países ao longo do ano mostrando os vinhos que são consagrados com os famosos “bichieri” cujo limite são 3 (a nota máxima). Ainda falando de Itália também em abril tivemos a Vinitaly 2016 com sua edição de 50 anos, e uma das maiores feiras de vinhos do mundo rivalizando com a francesa Vinexpo, acontecendo bienalmente e alternado com a rival.
Daqui por diante muitas feiras e exibições acontecerão em vários países e no Brasil. Por aqui iniciamos o ano com o bem conceituado “Encontro de Vinhos”, evento que nasceu como um periférico ao principal evento no Brasil, a Expovinis, chamava-se Expovinoff criado pelo amigo de copo o jornalista Beto Duarte, em 2010 e naquele ano em abril usou um pequeno espaço do restaurante Pandoro em São Paulo. Já nasceu muito bacana com seu Top5 e expositores que não foram a Expovinis daquele ano, formato que hoje já não é o mesmo. A exibição cresceu bem, hoje está presente em 6 cidades e é bem concorrida pelos expositores. Esse ano já foi Rio de Janeiro e São Paulo, em breve virá Campinas e ainda chega a Belo Horizonte. Quem sabe não faça um off da nossa excelente e charmosa Expovinhos de Vitória.
Falando nas principais feiras do Brasil, a Expovinis que tradicionalmente realizava seu evento em abril alterou para junho, assim nesse mês teremos, em minha opinião, as duas melhores: Expovinis de 14 a 16 e a Expovinhos de Vitória, a mais charmosa, nos dias 22 e 23. Ainda ocorre nesse mês um evento bem interessante, trata-se do Wine Weekend de 30 de junho a 03 de julho no parque do Ibirapuera em São Paulo. Diretamente  voltado ao consumidor, nos seus quatro dias de exposição os expositores são lojistas e vendem seus produtos normalmente e com mais alguma atração, sejam descontos ou brindes. É uma oportunidade para degustar e comprar!

Em tempo desde já não dá para perder tempo, pois muitos desses eventos, talvez por conta dessa crise, não tem sido tão intensamente divulgados. Ainda, com certeza, teremos os eventos das grandes importadoras, como o Encontro Mistral, Decanter, World Wine, Grand Cru dentre outras e para finalizar com chave de ouro esse ano o Brasil recebe o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, de 24 a 28 de outubro de 2016, em Bento Gonçalves (RS), realizado pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), e visa ampliar discussões sobre o universo do vinho desde as questões agrícolas passando por comportamento e tendências de consumo.


Enfim temos um bom ano para ampliar degustações e conhecer as novidades!

Postar um comentário

0 Comentários